quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Carimbos e carimbeiras

Este é o primeiro post de uma série sobre carimbos e carimbeiras. O que vou mostrar para vocês é o resultado de pesquisas e aulas que fiz e que me ajudaram aproveitar melhor este material super versátil . Espero que gostem e que seja tão útil quanto foi para mim!

Então que tal comessarmos com as carimbeiras?!
Este texto foi extraído do site Carimboteca.


Existem dois tipos de tinta usadas para carimbeiras: pigmentada e corante .
As carimbeiras pigmentadas demoram mais na secagem e por isso são muito usadas na técnica de heat embossing.
Carimbeiras de base corante(dye ink) são à base d'água e com o tempo e exposição à luz sofrem desbotamento da imagem impressa. São de secagem rápida e não servem para heat embossing.

Falando mais especificamente:
Versamark é uma carimbeira de secagem lenta constituída basicamente de glicerina e que quando carimbada sobre o papel deixa um efeito de marca d'água sobre o mesmo. É ideal para heat embossing e para uso com pastel seco ou chalk.
Distress ink da Ranger ink pode ser usada sobre papel e foto, são de secagem demorada quando usadas como carimbeiras regulares, porém de secagem rápida quando usada com a técnica de distress.
Versafine é utizada quando se deseja textos e traços com detalhes extremamente finos. À base de pigmento oleoso, seca instantaneamente sobre o papel.
Brilliance é de secagem rápida e possui cores peroladas. Foi desenvolvida para ser usada sobre papéis lustrosos (glossy, por exemplo). Seca perfeitamente sobre papel vegetal, acetato, papéis fotográficos, shrink plastic, cerâmica plástica e muitos outros materiais. Tem ótima cobertura sobre papéis escuros.
Opalite fornece um efeito furta-cor.
Parecem brancas quando carimbadas mas quando se angula o objeto carimbado a variação de incidência de luz revela lindas cores.
Encore é uma carimbeira com cores metálicas que também possui secagem rápida.
Versamagic constituída basicamente de pigmento à base de chalk (giz), com boa secagem e cobertura mesmo sobre papéis escuros. Ideal para técnicas esfumaçadas, possui efeito aveludado parecendo que foi utilizado giz mas sem deixar resíduos.
Versacraft pode ser usada sobre várias superfícies, como tecido, madeira, couro, cerâmica não vitrificada, papel machê e shrink plastic. Quando usada sobre tecido é necessário secar com secador de cabelos ou heat gun e o tecido deve ser pré-lavado. É ótima para projetos de scrapbooking por causa de sua opacidade e estabilidade.
StazOn é uma carimbeira à base de solvente, desenvolvida para decorar superfícies não porosas, tais como vidro, metal, acrílico, acetato, shrink plastic, celofane, folhas metálicas e couro. Deve-se usar o limpador específico, StazON Cleaner, para limpeza dos carimbos.

créditos: Monica Colocci

É isso por hoje!
Bjs

2 comentários:

ligreco disse...

Eu já fiz essa aula com vc...lembra? Amei.

Ank disse...

Ola estou gravida e pretendo fazer um acrap ra minha filha, estou estudando um pouquinho antes de começar srsrss... gostei muito das dicas, sera de grande ajuda.

bjs Pâm